/, Tutorial/Facebook Messenger para Negócios: dicas para começar o relacionamento com usuários

Facebook Messenger para Negócios: dicas para começar o relacionamento com usuários

By |2018-06-27T13:45:21+00:00junho 27th, 2018|Marketing Conversacional, Tutorial|0 Comments

O Facebook Messenger é uma ferramenta essencial para negócios que desejam iniciar e manter relacionamentos com consumidores. Segundo dados da Statista (2018), o aplicativo de mensagens do Facebook possui cerca de 1.3 bilhões de usuários ativos por mês e só fica atrás do queridinho (aqui no Brasil) WhatsApp (1.5 bilhões).

Para garantir que o relacionamento da sua empresa/marca seja um sucesso neste canal (assim como em outros que a empresa venha a utilizar em seu mix), é necessário compreender tecnicamente como o app funciona e ter, em conjunto, um plano de relacionamento (obs.: falaremos mais nos próximos posts) capaz de contemplar aspectos como: os perfis do público de interesse, as demandas de informação, os objetivos do relacionamento, os scripts de ação, o tempo de resposta, as automações (em alguns casos), entre outros pontos que permitirão que o negócio proporcione a melhor experiência possível para os usuários dentro ou mesmo fora do Facebook.

Este post inicia uma série de publicações que faremos sobre o Facebook Messenger, e outros apps de messaging, apontando como esta ferramenta pode ajudar empresas a gerar retornos positivos para seus negócios. Antes de tudo, porém, listamos abaixo algumas dicas de otimização iniciais para facilitar que os usuários encontrem o Messenger do seu negócio e comecem a interagir.

Dica 01: como ser descoberto no Facebook Messenger

O primeiro passo é permitir que os usuários encontrem seu Messenger para estabelecer interações. Para isso:

  1. Clique em Configurações na parte superior direita da sua Página.
  2. Selecione a opção Geral e clique em Editar (ao lado de Mensagens).
  3. Você terá a opção de clicar (ou não) em Permitir que as pessoas entrem em contato com a minha Página de maneira privada. Verifique se a caixa está marcada paravocê começar a receber mensagens.

Dica 02: como gerar o link do Facebook Messenger

Outra dica para facilitar conversas com sua Página é promover o Link do Messenger. Este link exclusivo (Veja exemplo.: https://m.me/hackeldigital) é curtinho e fácil de lembrar. Pode ser inserido em outros canais da empresa (Instagram, Website etc.) e materiais de divulgação (cartões, mídia externa, e-mail marketing etc.).

Para encontrar seu link, acesse a Página do seu negócio no desktop e clique em Configurações > Plataforma do Messenger. Nesta opção, vá em Messenger Link para copiar o link.

Dica 03: como gerar o código do Facebook Messenger

Outra forma de facilitar que o seu Messenger seja encontrado é usando o Código do Messenger. Ele funciona de froma parecida com o Link do Messenger, contudo, ao invés de você clicar ou escrever uma URL as pessoas podem ler o Código usando a câmera do celular no Facebook Messenger – iniciando de forma rápida e prática a conversa. Veja um exemplo de código abaixo abaixo:

Facebook Messenger Code

Para gerar o seu código do Facebook acesse o aplicativo móvel do Gerenciador de Páginas, clique nas três linhas no menu inferior (canto direito) e depois em Mensagens. No canto superior direito estará o ícone do código, basta clicar nele e efetuar o download em .png.

Para ler o código, o usuário precisa abrir o app do Facebook Messenger, clicar na opção Pessoas (no menu) e depois selecionar a opção Ler Código.

Dica 04: Botão Enviar Mensagens  (Página)

Você pode selecionar, na sua página, um botão CTA (Call to Action) específico para enviar mensagens. Essa opção permite que o usuário que visitar sua página no Facebook (seja desktop ou mobile) possa rapidamente clicar e iniciar uma conversa com sua empresa/marca.

Dica 05: Plugins no Website

Você pode instalar três tipos de plugins no seu Website para facilitar o início de uma conversa com os visitantes. São eles:

  1. Envie-nos uma mensagem | plugin permite que as pessoas comecem imediatamente uma conversa com sua Página. As mensagens serão enviadas para o messenger.com na web (desktop) ou para o aplicativo nativo do Messenger para dispositivos móveis. Obs.: interessante deixar uma mensagem de boas-vindas (falaremos sobre automações nos próximos posts).
  2. Enviar para o Messenger | este plugin dá a opção de receber informações de seu Negócio no Messenger (de forma mais ampla).
  3. Caixa de seleção | permite autenticar pessoas com o Messenger e iniciar um tópico usando seu site (deste modo o usuário pode selecionar especificamente o que deseja receber, exemplo um recibo, atualizações etc.).  Importante dizer no texto, junto ao botão de confirmação, o que exatamente o usuário irá encontrar ali ou receber.

Dica 06: Envolvimentos Pagos (Anúncios)

Anúncios no Feed de Notícias pode ser, também, outra forma de ser descoberto pelo seu público de interesse e direcioná-lo para uma experiência conversacional no Messenger. Para isso, você pode criar anúncios usando opções de direcionamento como Públicos Personalizados e Semelhantes para envolver, prioritariamente, usuários que já tenham algum contato com seu negócio ou usuários que possuam um perfil aderente ao que você oferta,

Ao criar a campanha, utilize o objetivo de anúncio Tráfego e escolha o Messenger como destino. Na chamada, aproveite para convidar os usuários para interagir com você através das mensagens.

Ao criar uma campanha do Facebook usando o objetivo de anúncio Tráfego, escolha o Messenger como destino. No anúncio, irá aparecer o ícone do Messenger, acompanhado de uma imagem, vídeo ou um carrossel avisando os usuários para clicarem no botão e começarem o relacionamento com sua empresa/marca. Você pode selecionar o texto do botão (Call to Actions) usando frases como Saiba Mais ou Enviar Mensagem.

Ao clicar no seu anúncio os usuários visualizarão:

a) A mensagem que você adicionou ao criar sua campanha e uma cópia do seu anúncio.

b) Ou uma mensagem que fornece aos usuários outras orientações e recursos sobre como prosseguir com a conversa no Messenger do seu negócio. 

Acompanhe os próximos posts sobre estratégias/táticas de Marketing Conversacional no Facebook Messenger, WhatsApp e outros apps no nosso blog. Confira outros posts neste link.

About the Author:

Leave A Comment