Recentemente, a empresa Ubisend, especializada no desenvolvedora de Bots de Conversação, divulgou dados sobre o uso de Chatbots e Assistentes Inteligentes por empresas de diferentes segmentos e portes. Na pesquisa, Chatbot Statistics Cheatsheet, encontra-se dados publicados por grandes plataformas de Marketing Conversacional e empresas de pesquisa, como Hubspot, Drift, Juniper Research, Adobe, Midbowser, Business Insider e Opus Research.
Os dados apontam como os chatbots em conjunto com soluções de Inteligência Artificial (IA) estão ajudando as empresas a tomarem decisões mais assertivas e rápidas, melhorando o atendimento ao cliente, obtendo fidelidade e deixando os humanos se concentrarem no que fazem de melhor.
Customer Care
- 48% dos consumidores não se importam se um chatbot ou um ser humano os ajuda
- 15% dos consumidores se comunicaram com uma empresa por meio de um chatbot nos últimos 12 meses
Bancos e Serviços de Finanças
- 0,60 Dólares – valor médio que os bancos economizam por interação via chatbots
- 90% das interações relacionadas a bancos serão automatizadas por bots até 2022
Negócios e Eficiência Operacional
- 80% das empresas terão algum tipo de automação de chatbot implementada até 2020
- 34% dos executivos dizem que o tempo que eles ganham usando chatbots permite que eles se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas
Marketing e Shopping
- 47% dos consumidores comprariam produtos/serviços através de um chatbot
- 13% dos adultos nos EUA comprariam produtos/serviços caros através de um chatbot
- 28% das empresas com melhor desempenho usam Chatbots e Inteligência Artificial (IA) para Marketing
Expectativas do Consumidor e Crescimento da Indústria
- 35% dos consumidores querem ver mais empresas usando chatbots no atendimento
- 31% das empresas com melhor desempenho planejam usar Chatbots e IA nos próximos 12 meses
- US $ 4,5 bilhões – montante esperado para ser investido em chatbots até 2021
Em outra pesquisa, realizada pela MIT Technology Review e Genesys com 600 executivos de 18 países, 90% das empresas entrevistadas já utilizam alguma solução de IA para aumentar a experiência do cliente e aumentar a receita.
O estudo também descobriu que, em média, entre 25% e 50% de todas as solicitações de clientes são agora completamente resolvidas por meio de canais automatizados, liberando agentes de atendimento ao cliente para lidar com tarefas mais complexas.
E você? Está investindo em Inteligência Artificial, Chatbots e Automação de Marketing em sua empresa? Se não, é hora de começar a pensar um pouco mais nisso 😉
Fonte: Opus Research